sexta-feira, 23 de maio de 2014

GUARDA MUNICIPAL REALIZA FORMATURA DO EDUCANDO


GMs aplicadores do programa: Douglas, Wilian, Moraes, Sandra , S Queiroz e Carmo 

Um sucesso absoluto! Essas foram às palavras da Diretora da Escola Municipal Desembargador Souza Lima, Alessandra Mery, na formatura dos Alunos do Programa Educando Para a Vida, realizada na tarde desta sexta.

Mery destacou ainda a qualidade da equipe que aplicou o projeto, “O contato feito pela Guarda Municipal com nossas crianças foi excelente, elas se encantaram com a proposta apresentada e com as cartilhas do programa”, contou. A Diretora revelou ainda que foram atendidas 76 crianças separadas em quatro turmas e que pretende solicitar outro curso para o próximo ano, onde novas turmas devem se habilitar.

O Programa Educando Para a Vida é aplicado em crianças com idade entre 09 e 12 anos, as quais estejam cursando a 4ª e 6ª Série do Ensino Fundamental, tem a duração de 12 aulas de uma hora cada. Trabalha de forma que a criança aprenda a formular conceitos próprios sobre os temas que serão abordados, drogas e violência. São apresentadas situações e os alunos devem refletir sobre as conseqüências do consumo de qualquer droga, inclusive as consideradas lícitas, como o cigarro e as bebidas alcoólicas. Ao término das atividades, com o intuito de felicitar o educando pela participação no programa, reforçando uma atitude altamente positiva, é realizada uma formatura e entrega de certificados.

No Brasil mais de 700 mil crianças já passaram pelo projeto, e em Betim mais de 1500. A Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas (ANPUAD), é a Instituição responsável em formar novos multiplicadores do Programa. O Coordenador Técnico da ANPUAD, Jorge Tassi, afirmou que atualmente o programa funciona em 30 cidades, com concentração maior em São Paulo e que o projeto deve sofrer mudanças. “Atualmente 18 cidades de São Paulo aplicam o programa que deve mudar sua identidade visual em breve. Vamos fazer nova identificação da linguagem para atendimento dos novos perfis de crianças e adolescentes, atualização de princípios de acordo com as novas teorias de educação e conceitos científicos sobre drogas” disse.

Ainda segundo Tassi, o tratamento de uma criança dependente de crack por 6 meses em uma unidade hospitalar, desde a internação ao acompanhamento ambulatorial custa o mesmo que a aplicação de 100 projetos educando para a vida por ano.

As escolas interessadas em contar com o projeto devem realizar contato com o Grupamento Escolar da Guarda Municipal, que fica localizado na Rua Professor Clovis Salgado Nº 66, Centro de Betim.